A escola, como a conhecemos hoje, organiza seu trabalho em função da seriação de conteúdos, geralmente do mais simples ao mais complexo, essa vivência Pedagógica a ampliando os horizontes da Educação existem diversos motivos pelos quais uma pessoa pode se interessar em participar para desenvolver um projeto educacional, a busca da flexibilização e a utilização de metodologias inovadoras, que visam a uma nova forma de aprender, pautadas na autonomia e independência do aluno, são também elementos centrais de um projeto educacional voltadas as tecnologias e mídias.
Trabalhando com projetos faz com que o ensino e aprendizagem fiquem mais agradáveis e animados, pois o aluno participa ativamente do processo levantando dúvidas, pesquisando, descobrindo e criando situações de aprendizagem.
Para trabalhar nesta perspectiva, mais aberta e democrática, o professor precisa ter outras concepções de ensino e aprendizagem. Valorizar a capacidade de seus alunos apenas mediando os trabalhos e estimulando-os para realizar as tarefas, deixando de lado o pensamento tradicional de que o conhecimento está centralizado nele. O professor precisa sentir-se estimulado também a aprender com seus alunos, não ter e nem dar as respostas para as dúvidas que eventualmente surgirem, mas sim aproveitá-las para continuar as pesquisas e descobertas valorizando cada passo, cada conquista.
Além disto, acredito na importância de ações integradoras entre diferentes campos de conhecimento. Ações deste tipo têm importância significativa para que os alunos e professores, juntos, possam teorizar e agir sobre fatos, acontecimentos e fenômenos, de forma mais ampla e próxima da realidade.
Os ambientes digitais de aprendizagem podem ser empregados como suporte para sistemas de educação, para apoio às atividades presenciais de sala de aula, permitindo expandir as interações da aula para além do espaço–tempo do encontro face a face ou para suporte a atividades de formação semipresencial nas quais o ambiente digital poderá ser utilizado tanto nas ações presenciais como nas atividades à distância.
Somente quando compreendermos o que são, como funcionam, para que servem, quais são suas contra-indicações, que conseqüências produzem para nossas existências e de que forma podemos ter uma relação altiva, crítica e contundente em relação as mídias é que poderemos nos apropriar das mesmas.
Não é mais possível uma relação de submissão, ou de dependência! A comunicação e a interatividade podem ser facilitadas com as novas tecnologias e, com elas, o debate de princípios e o planejamento de consenso.
Os resultados do estudo de caso, com a aplicação das etapas definidas para a implantação de um curso a distância via Internet, revelam que muitos pontos podem ser reformulados,
O processo é lento, mas é como uma teia que vai se formando conforme os fios vão sendo tecidos e tramados.
A mudança implica assumir responsabilidades. Para isso, é fundamental que cada um em conjunto com a equipe todos sejam parceiros, se proponha a acompanhar o processo e avaliar os resultados. A realização de ações conjuntas fortalece e enriquece a mudança, auxilia na sensibilização da Cada cursista assumir responsabilidade, a decisão sobre quando enviar mensagens, e qual a abordagem dada às mensagens, através de dúvidas, críticas, comentários ou a introdução de novos textos relativos ao curso. Buscou-se, desta forma, deixar a interação ocorrer naturalmente, almejando que o próprio cursista assumisse a direção de seu processo de aprendizagem.
sexta-feira, novembro 10
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Um comentário:
Oi Lenir, tudo bem? Seus comentarios estao muito bons, parabens!!! Queria lembrá-la, porem que deve registrar, também, sobre os outros textos, certo?
Atenciosamente
José Carlos
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