domingo, abril 15

Aprendizado com o curso

O Cavalo dorme em pé?
No entanto, o cavalo só dorme em pé nos períodos de sono leve. Para sonhar, nos períodos de sono profundo, ele deve se deitar, onde relaxa todos os músculos. Dificilmente se conseguirá imagens de um cavalo nesse período de sono, pois a qualquer ruído ele já desperta, é um animal muito esperto por natureza devido a sua história evolutiva.
Outra situação de aprendizagem foi saber com mais propriedade (apesar de não ser esse o nosso foco principal) as características terapêuticas que o andar a cavalo proporciona no psicológico, nos movimentos, na fala e na capacidade de raciocínio para pessoas com deficiência.
A aprendizagem é de relativa importância, já que o curso é sobre tecnologias educacionais, foi aprender a trabalhar com as ferramentas "pbwiki e cmaptools", não as conhecia e fiquei impressionada com as possibilidades que oferecem. Sempre com principal objetivo é investigar/aplicar o uso de ferramentas livres para aprendizagens colaborativas, sempre que utilizamos ambientes virtuais de Aprendizagem encontramos duas formas de comunicação para promover e desenvolver a interação e a interatividade entre professores-aluno, alunos-professor e alunos-aluno.
A aprendizagem durante está caminha ocorre de diversas forma e a descoberta enfatiza a descoberta de princípios e conceitos por meio do esforço do próprio grupo, valorizando a experimentação e o trabalho a dedicação a busca como fatores facilitadores do aprendizado.
As entrevistas e as interações foram igualmente importantes para minha reflexão enquanto educadora sobre a elaboração de conceitos com os alunos. È necessário dar significado àquilo que quero que meus alunos aprendam, caso contrário somente ocorrerá memorização, que é muito diferente de aprendizagem.
Hoje, temos a certeza que o cavalo dorme de pé e pode também dormir deitado, por ser uma presa fácil e desenvolveu a sua musculatura de poder dormir pouco em pé , porém quando ele está num ambiente seguro ele pode até deitar por alguns minutos.
Esse aprendizado por descoberta enfatiza a descoberta de princípios e conceitos por meio do esforço do próprio grupo, valorizando a experimentação e o trabalho prático como fatores facilitadores do aprendizado.
Ao falar do nosso curso a distância tem que levar em conta, as ferramentas que aprendemos durante essa caminhada e o tipo de comunicação que se estabeleceu durante o curso e o conteúdo em si a relação que se estabeleceu, ouve sim três focos direcionados para acontecer o desenvolvimento do projeto que só agora na avaliação que parei para pensar como ocorre esse processo de aprendizagem até neste momento, combinação entre esses três modos de comunicação baseado na necessidade e com um balanceamento adequado é que determinará o sucesso ou fracasso do nosso projeto.
Assim, num contexto em que a quantidade de informações já existentes, adicionada a produzida diariamente, excede em muito a que pode ser absorvida pelo grupo durante a caminhada e é extremamente necessário buscar formas de potencializar o aprendizado do grupo e individual.

Nenhum comentário: