Maneira de pensar piagetiano
Este estudo pretende contribuir para a concepção de aprendizagens significativas, à partir de reflexões sobre as diversas formas ou os modos com as quais cada um de nós representam na consciência e as duvidas e incertezas trazidas no presente e a busca do cientifico, mas o conhecimento empírico dos mais antigos que é o cavalo, principalmente na nossa região na qual nem um profissional tem se interessado por esse caso, por ser um animal de pouco usado.
Como somos levados ao conhecimento segundo a teoria piagetiana formalizando que houve aprendizado durante a elaboração do projeto em que o cavalo dorme em pé.
Uma análise Piaget permite-nos aprofundar a discussão sobre o valor das teorias científicas quando comparadas com as concepções espontâneas. Isso porque distingue o valor epistemológico e o valor psicológico das teorias. Do ponto de vista epistemológico, o conhecimento científico quando comparado a outras formas de conhecimento é sem dúvida alguma melhor, seja por seu rigor, pela riqueza e possibilidades de transformação de seus modelos, por sua capacidade em antecipar-se e produzir fatos novos ou pela necessidade lógica que impõe às suas inferências. Entretanto, do ponto de vista psicológico o valor resulta de demandas do sujeito que não são apenas de ordem racional, mas também prática (ter um resultado às mãos), metafísica, afetiva, motivacional, etc.
Investigações atuais têm se concentrado na identificação das estratégias de como ocorre a aprendizagem utilizadas por cada um dos integrante do grupo demonstra o interesse e a espontaneamente ou como conseqüência de treinamentos sistemáticos, na busca dos processos cognitivos utilizados por aprendizes bem sucedidos, bem como na análise dos fatores que impedem os cada um a se engajarem no uso de estratégias de aprendizagem.
Essa maneira de pensar leva as diversas formas ou os modos com os quais o cada um de nós representa na consciência e as duvidas e incertezas trazidas no presente e a busca do cientifico, mas o conhecimento empírico dos mais antigos que é o cavalo, principalmente na nossa região na qual nem um profissional tem se interessado por esse caso, por ser um animal pouco usado.
Assim, o critério de valor dado ao conhecimento científico não é um critério absoluto, mas relativo. Podemos dizer que, do ponto de vista psicológico, o conhecimento científico é melhor para o empreendimento a que se presta, ou seja, permitir um enquadre racional da realidade. O desenvolvimento do conhecimento é um dos processos espontâneos, ligados ao processo global da embriogênese. A embriogênese diz respeito ao desenvolvimento do corpo, mas também ao desenvolvimento do sistema nervoso e ao desenvolvimento das funções mentais. No caso do desenvolvimento do conhecimento nas crianças, a embriogênese só termina na vida adulta. É um processo de desenvolvimento total que devemos re-situar no contexto geral biológico e psicológico. Em outras palavras, o desenvolvimento é um processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento. È neste sentido piagetiano, a interação consistirá sempre num grau de novidade e, portanto, de perturbação para o sujeito, o que determina uma busca. Conhecer implica atuar e atuar supõe um processo de modificação e mudança produzida pelo duplo jogo da assimilação e da acomodação. O outro principio é o do equilíbrio, que constitui o fator explicativo por excelência das formas de equilíbrio que se sucedem sem cessar ao longo de nossa vida. E esse jogo de interação que passa ser estimulante na vida de cada um de nós para buscar as respostas das duvidas, assim as interações organismo-meio através da construção de novos instrumentos de compreensão e ação sobre a realidade, sempre que isso se mostrar necessário ao sujeito.
domingo, abril 15
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário